1. Tucídides (460-400 aC) foi o maior historiador
da Antiguidade e, para muitos, o maior historiador de todos os tempos. No
início do seu livro "História da Guerra do Peloponeso", ele escreveu:
A respeito
do conceito de história, responda:
a) Qual é
a origem da palavra "história"?
b) Quais
são os dois principais conceitos modernos de "história"?
2. O termo "Pré-História" surgiu na
Europa em meados do século XIX e passou a ser mais empregado com a divulgação
do livro Prehistoric Times (1865), do
inglês John Lubbock (1865-1913). Tradicionalmente, a Pré-História é vista como
o período da história humana anterior à escrita, ou seja, a época das sociedades
ágrafas ou iletradas. Numa visão mais moderna, ela pode ser considerada como a
época das sociedades simples, anteriores às civilizações (sociedades complexas
com Estado, cidades e escrita). A Pré-História costuma ser dividida em várias
fases ou períodos arqueológicos, de acordo com o material utilizado na
fabricação de ferramentas e de armas e nas inovações tecnológicas desses
instrumentos. Essas fases da evolução técnica, por sua vez, são associadas à
determinadas formas de organização econômica e social e à outras invenções.
Sobre esse assunto, responda:
a) Por que alguns estudiosos consideram as
sociedades simples pré-históricas exemplos de "comunismo primitivo"?
b) Caracterize, em termos econômicos, os períodos
paleolítico e neolítico
c) Muitos consideram que a agricultura foi uma
invenção das mulheres. Por que?
d) O final do período pré-histórico foi transição
para a civilização, especialmente em razão do crescimento da produção de
excedentes alimentares. Relacione a produção de excedentes com a formação das
cidades e das diferenças sociais.
3. Leia
o texto que se segue:
O que distingue o historiador
dos outros cientistas sociais é sua preocupação primordial com o tempo, com a
duração, com a mudança e com as resistências à mudança, com as transformações e
as permanências ou sobrevivências. Se a documentação adequada existir e estiver
disponível, não há aspecto algum do presente que esteja fechado à pesquisa
científica do tipo histórico.
CARDOSO,
Ciro F. Uma Introdução à História. São Paulo:
Brasiliense, 1984, pág. 107
(1)
Para o autor, a História não é uma ciência social.
(2)
No texto, o trecho "as transformações e as permanências ou
sobrevivências" é uma referência ao processo histórico.
(3)
A História utiliza-se de fontes históricas para realizar suas pesquisas, como
está dito na passagem "Se a documentação adequada existir e estiver
disponível."
(4)
A "preocupação primordial com o tempo" implicou na necessidade de
datar os fatos históricos e no estabelecimento de periodizações. Contudo, a
periodização mais utilizada na História Geral (Pré-História e Idades Antiga,
Média, Moderna e Contemporânea), costuma ser criticada pelo seu caráter
eurocêntrico.
(5)
Por ser científico, o conhecimento histórico é plenamente imparcial ou neutro –
reflexo da preocupação do historiador de se afastar de questões contemporâneas
e de influências ideológicas.
4. Leia o texto que se segue:
PLEKHANOV, Georgii V. "O Papel do Indivíduo na História" in PLEKHANOV. A Concepção Materialista da História.
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980, pág. 110
Julgue os itens sobre as ideias do texto acima :
(1) A história é resultado da ação dos grandes
homens ou heróis, relegando um papel secundário ou mesmo marginal aos grupos
sociais.
(2) O processo histórico é determinado pela ação
das forças coletivas, que excluem o indivíduo de qualquer papel de importância
nos acontecimentos.
(3) Apenas os cientistas e os grandes pensadores
são heróis, já que são os únicos capazes de servir às grandes necessidades
sociais de sua época.
(4) Os grandes homens podem se destacar na história
e dar um novo rumo aos acontecimentos, mas suas ações são limitadas pela
estrutura de sua sociedade e pela conjuntura em que vivem.
(5) Os grandes acontecimentos são, necessariamente,
um reflexo das particularidades individuais dos heróis.
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