segunda-feira, 9 de março de 2015

58 - Exercícios de revisão

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

1. Tucídides (460-400 aC) foi o maior historiador da Antiguidade e, para muitos, o maior historiador de todos os tempos. No início do seu livro "História da Guerra do Peloponeso", ele escreveu:

 Quem quer que deseje ter uma ideia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltarão a ocorrer em circunstâncias idênticas ou semelhantes em consequência de seu conteúdo humano, julgará minha História útil e isto me bastará.

A respeito do conceito de história, responda:

a) Qual é a origem da palavra "história"?
b) Quais são os dois principais conceitos modernos de "história"?

2. O termo "Pré-História" surgiu na Europa em meados do século XIX e passou a ser mais empregado com a divulgação do livro Prehistoric Times (1865), do inglês John Lubbock (1865-1913). Tradicionalmente, a Pré-História é vista como o período da história humana anterior à escrita, ou seja, a época das sociedades ágrafas ou iletradas. Numa visão mais moderna, ela pode ser considerada como a época das sociedades simples, anteriores às civilizações (sociedades complexas com Estado, cidades e escrita). A Pré-História costuma ser dividida em várias fases ou períodos arqueológicos, de acordo com o material utilizado na fabricação de ferramentas e de armas e nas inovações tecnológicas desses instrumentos. Essas fases da evolução técnica, por sua vez, são associadas à determinadas formas de organização econômica e social e à outras invenções. Sobre esse assunto, responda:

a) Por que alguns estudiosos consideram as sociedades simples pré-históricas exemplos de "comunismo primitivo"?
b) Caracterize, em termos econômicos, os períodos paleolítico e neolítico
c) Muitos consideram que a agricultura foi uma invenção das mulheres. Por que?
d) O final do período pré-histórico foi transição para a civilização, especialmente em razão do crescimento da produção de excedentes alimentares. Relacione a produção de excedentes com a formação das cidades e das diferenças sociais.

3. Leia o texto que se segue:

O que distingue o historiador dos outros cientistas sociais é sua preocupação primordial com o tempo, com a duração, com a mudança e com as resistências à mudança, com as transformações e as permanências ou sobrevivências. Se a documentação adequada existir e estiver disponível, não há aspecto algum do presente que esteja fechado à pesquisa científica do tipo histórico.

                                                                                         CARDOSO, Ciro F. Uma Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1984, pág. 107
             
 Utilizando-se do texto acima, quando necessário, julgue os itens:

(1) Para o autor, a História não é uma ciência social.
(2) No texto, o trecho "as transformações e as permanências ou sobrevivências" é uma referência ao processo histórico.
(3) A História utiliza-se de fontes históricas para realizar suas pesquisas, como está dito na passagem "Se a documentação adequada existir e estiver disponível."
(4) A "preocupação primordial com o tempo" implicou na necessidade de datar os fatos históricos e no estabelecimento de periodizações. Contudo, a periodização mais utilizada na História Geral (Pré-História e Idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea), costuma ser criticada pelo seu caráter eurocêntrico.
(5) Por ser científico, o conhecimento histórico é plenamente imparcial ou neutro – reflexo da preocupação do historiador de se afastar de questões contemporâneas e de influências ideológicas.

4. Leia o texto que se segue:

 O grande homem é grande não porque suas particularidades individuais imprimiam uma fisionomia individual aos grandes acontecimentos históricos, mas porque é dotado de particularidades que o tornam o indivíduo mais capaz de servir às grandes necessidades sociais de sua época, surgidas sob a influência de causas gerais e particulares. Thomas Carlyle (1795-1881), em sua conhecida obra sobre os heróis, chama os grandes homens de iniciadores. É um nome acertado. O grande homem é, precisamente, um iniciador, porque vê mais longe que os outros e deseja mais fortemente que outros. Resolve os problemas científicos colocados pelo curso anterior do desenvolvimento intelectual da sociedade, indica as novas necessidades sociais, criadas pelo desenvolvimento anterior das relações sociais, e toma a iniciativa de satisfazer a estas necessidades. É um herói. Não no sentido de que possa deter ou modificar o curso natural das coisas, mas no de que sua atividade constitui expressão consciente e livre deste curso necessário e inconsciente. Nisto reside a sua importância e toda a sua força.

PLEKHANOV, Georgii V. "O Papel do Indivíduo na História" in PLEKHANOV. A Concepção Materialista da História. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980, pág. 110

Julgue os itens sobre as ideias do texto acima :

(1) A história é resultado da ação dos grandes homens ou heróis, relegando um papel secundário ou mesmo marginal aos grupos sociais.
(2) O processo histórico é determinado pela ação das forças coletivas, que excluem o indivíduo de qualquer papel de importância nos acontecimentos.
(3) Apenas os cientistas e os grandes pensadores são heróis, já que são os únicos capazes de servir às grandes necessidades sociais de sua época.
(4) Os grandes homens podem se destacar na história e dar um novo rumo aos acontecimentos, mas suas ações são limitadas pela estrutura de sua sociedade e pela conjuntura em que vivem.
(5) Os grandes acontecimentos são, necessariamente, um reflexo das particularidades individuais dos heróis.

 

 

 

 

 

 

 

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